Why poverty?

“Poor us: an animated history.” Do “movimento multimidia”: Why poverty?

Boa noite amigos insones!

Hoje assisti a um documentário excelente (no canal Futura, programa Mundo.doc) que aborda um ponto de vista interessante sobre o porquê da pobreza existir. “A história da pobreza” (“Poor us: an animated history“) aborda a trajetória de varias civilizações e traz a opinião e questionamentos de alguns especialistas sobre como a pobreza surgiu ou se intensificou nesses lugares. Mas não pense que é um documentário chato, com um monte de doutores falando, falando e falando. Logo no início somos induzidos a entrar num sonho onde encarnaremos personagens distintos e viajaremos pelo mundo conhecendo a pobreza desde tempos bastante remotos. Atravessando as eras iremos verificar que a pobreza nem sempre existiu e  que há quem acredite que estamos a caminho de erradicá-la (será?).

Já foram produzidos 8 documentários e 30 curtas relacionados ao projeto. Durante toda essa semana (a partir do dia 25/11) a Futura vai exibir os documentários da série. E ainda no dia 27/11 o programa Sala Debate abordará o tema da pobreza como parte da programação especial (mais informações).

O trabalho faz parte do projeto realizado pela organização sem fins lucrativos STEPS que em 2007 lançou a campanha semelhante “Why Democracy?” alcançando cerca de 180 países e que ganhou um Oscar de melhor documentário por “Taxi to the dark side“. Mas como eles mesmos deixam bem claro seu objetivo não é encontrar uma solução para a pobreza (o que seria bastante complexo), ou angariar fundos para uma causa. E sim fazer com que as pessoas pensem e discutam mais sobre o real motivo de haver tanta desigualdade no mundo.

Os argumentos já são interessantes o suficiente mas além disso ainda tem uma arte e um enredo super legais. Vale a pena conferir.

“Poor us: an animated history” – Why poverty?

Direção: Ben Lewis

Produção: Femke Volting e Bruno Felix

Produzido por: Submarino

 

Abraços!