Dica essencial: Festival do Rio 2012!

Festival do Rio 2012 (confira a programação completa: http://2012.festivaldorio.com.br/)

Boa noite amigos!

Hoje fui assistir a um dos filmes em exibição no Festival do Rio, um evento que durante 15 dias irá trazer 400 filmes de 60 países diferentes para a cidade maravilhosa com um preço acessível e em diversos cinemas, centros culturais e outros espaços espalhados pela cidade.

O festival que transforma o Rio na capital mundial do cinema começou no dia 27 de setembro e vai até o dia 11 de outubro. São 20 mostras dedicadas a temas variados (“Panorama”, “Premiéres Brasil” e “Latina”, entre outras tradicionais e as mostras “Imagens de Portugal” e “Foco UK”, exclusivas desta edição), sessões de “Cineencontro”, onde depois de assistir ao filme os espectadores podem participar de um debate com a equipe, e ainda exibições ao ar livre!

Confira alguns filmes do festival que trazem alguma mensagem relacionada à sustentabilidade e meio ambiente (não são todos, então quem quiser pode indicar mais algum!):

 

Filme: “Indomável sonhadora” (Beasts of the southern wild)

“Beasts of the southern wild”

Direção: Benh Zeitlin Obs.: Prêmio do Júri e Melhor Fotografia no Sundance Film Festival 2012; Caméra d’Or na mostra Um Certo Olhar, Cannes 2012.

Fala sobre: uma garotinha que perdeu a mãe e vive apenas com o pai em uma comunidade ribeirinha no sudoeste de New Orleans. Ela percebe que o mundo a sua volta corre um sério risco e tenta de todas as formas salvar a todos. Curiosidade: a pequena Quvenzhané Wallis, protagonista do filme, pode ser indicada ao Oscar de melhor atriz!

 

Filme: “Trashed: para onde vai o nosso lixo” (Trashed)

Direção: Candida Brady

Fala sobre: o destino do lixo produzido todos os dias pelo mundo todo e que provoca uma jornada, guiada por Jeremy Irons, em busca de uma solução para esse problema que transforma locais paradisíacos, como a cidade libanesa de Sidon, em verdadeiros lixões a céu aberto.

 

Filme:Uma Guerra Verde” (A fierce green fire)

Direção: Mark Kitchell

Fala sobre: cinco historias relacionadas com o tema “preservação ambiental” e a luta de vítimas, grupos e ativistas por um modelo mais sustentável e humano de desenvolvimento (obs.: documentário).

“Les moissons du futur”.

 

Filme: “A Colheita do Futuro” (Les moissons du futur)

Direção: Marie-Monique Robin

Fala sobre: a viabilidade e vantagens da agricultura tradicional em relação à agricultura industrial, baseada no uso de pesticidas e na monocultura. A diretora, que também escreveu o livro “O Mundo Segundo a Monsanto” e produziu o documentário homônimo, conversa com cientistas, agricultores, especialistas e economistas a respeito de exemplos de alternativas bem sucedidas (obs.: documentário).

 

Filme:Amazonia Eterna” (Etern Amazon)

Direção: Belisario Franca

Fala sobre: a importância da Amazônia como patrimônio natural e palco de projetos baseados na economia verde que buscam responder à questão sobre como valorar bens intangíveis e tão importantes para todo o planeta, além do que todos querem saber: quem deverá lucrar com isso?

 

Filme:Poluindo o paraíso” (Der Müll im Garten Eden)

Direção: Fatih Akin

Fala sobre: a pequena aldeia de Camburnu, na Turquia, que está sendo transformada em aterro sanitário mesmo contra a vontade de seus moradores que veem seu modo de vida, baseado na pesca e na agricultura tradicional, ameaçado.

 

Filme: “Um Rio Chamado Ave”

Direção: Luis Alves de Matos

Fala sobre: o rio Ave, no norte de Portugal, suas belezas e as consequências da ação do homem.

 

Além desses você ainda pode assistir alguns filmes sobre ativismo e consciência política como o “Diaz – Don`t clean up this blood“, “Somos uma multidão: a historia dos hacktivists“, “Apenas o vento” ou “Aqui afogamos os argelinos“. Será que vai dar tempo de ver tudo?

 

Abraços!