NA SEMANA MUNDIAL DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS: CRIADOURO CONSERVACIONISTA OURO FINO É EXEMPLO DE INICIATIVA EM DEFESA DA FAUNA

Boa tarde pessoal,

Na semana em que é comemorado o Dia Mundial de Proteção aos Animais (5 de outubro), a empresa de águas Ouro Fino é exemplo de uma bem-sucedida iniciativa em defesa da vida silvestre. Há 10 anos, a empresa mantém um criadouro conservacionista que abriga animais silvestres apreendidos pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e que não podem mais retornar à natureza. Ao longo desse tempo, o local foi um refúgio seguro para mais de 240 animais de diversas espécies como carcará, arará-canindé, tucano-bico-verde, pagagaio-verdadeiro, entre muitos outros.

 

O Criadouro Conservacionista Ouro Fino (CCOF) fica no Parque Ecológico Ouro Fino, em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba. Em uma área de Mata Atlântica preservada com um milhão de m2, dentro do espaço que compõe a reserva da fonte Ouro Fino, com fauna e flora diversificadas. Os animais chegam ao criadouro, geralmente, trazidos pelo Ibama, Polícia Ambiental ou IAP (Instituto Ambiental do Paraná) em ações de combate ao tráfico de animais, caça ilegal ou maus tratos, por exemplo.

 

No local eles recebem atendimento especializado, alimentação adequada e abrigo apropriado e seguro. “Muitos não têm condições de retornar à natureza, pois apresentam distúrbios de comportamento ou deficiências físicas, em decorrência das condições em que foram mantidas ou de situações como atropelamentos. Por isso, é difícil conseguir um local que receba animais nessas condições, com estrutura apropriada”, conta a médica veterinária responsável pelo atendimento dos animais do criadouro Maria Helena Martins de Albuquerque.

Responsabilidade ambiental

A centenária empresa paranaense Águas Ouro Fino foi pioneira na preservação ambiental e na sustentabilidade, antes mesmo desse termo ganhar a importância que tem hoje. A empresa conserva uma área total de 9 milhões de m2, na reserva da fonte Ouro Fino. É nesse espaço que mantém o parque e o criadouro conservacionista, ambos abertos à visitação, para permitir o acesso da comunidade e disseminar as práticas de educação ambiental, pois a empresa considera a preservação da fauna e da flora um de seus compromissos prioritários.

Esse trabalho tem o objetivo de sensibilizar os visitantes e funcionários sobre a importância da contribuição e do envolvimento de toda a sociedade com ações de preservação do meio ambiente.

  

Serviço

Criadouro Conservacionista Ouro Fino – Parque Ecológico Ouro Fino

Local: Estrada Ouro Fino s/n – Bateias, Campo Largo

Informações(41) 3648-6000 e www.aguasourofino.com.br