Como fazer uma horta doméstica utilizando latas de aço pós-consumo

Bom dia pessoal,

Sou adepta de que os alimentos sejam o mais naturais possível, por isso procuro cultivar pelo menos os temperos que gosto de colocar na minha comida e hoje recebi um release enviado pela Luciano Bosco, da Press à Porter Gestão de Imagem, que faz assessoria de imprensa para a Abeaço e a Loctite, explicando o passo a passo para cultivar uma horta utilizando latas de aço pós-consumo. A proposta é genial tanto pelo reaproveitamento da embalagem quanto pela oportunidade de termos um tempero fresquinho para usar todo dia.

Com o feriadão de 7 de setembro se aproximando, montar a sua horta particular pode ser uma excelente atividade para aliviar o estresse e se colocar em contato com a natureza e, melhor, com você mesmo, pois é um momento de relaxamento e que até nos ajuda a refletir sobre nossa vida, uma vez que estamos fazendo uma atividade diferente das que estamos acostumados.

Vejam como é fácil:

Colher salsinha, cebolinha, manjericão, alecrim e outros temperos fresquinhos para perfumar suas receitas favoritas é um sonho possível mesmo para quem mora em apartamento. Basta ter um cantinho charmoso na varanda, ou mesmo na janela da cozinha, que receba pelo menos quatro horas de sol por dia. Com a ajuda da Loctite, fabricante do Super Bonder, você pode montar uma mini-horta de ervas, com latas de aço pós-consumo, para perfumar e embelezar sua casa.

As latas de aço são apropriadas para o plantio de todas as espécies, pois não liberam na terra nenhuma substância tóxica. Ao contrário: deixadas no meio-ambiente, transformam-se em óxido de ferro, substância encontrada na natureza.

     Material:

– Loctite Hybrid Adesivo Universal;

– Lata de aço de leite em pó, achocolatado ou complemento alimentar. Lembre-se de guardar a tampinha plástica, pois depois ela se transformará em pratinho para o seu vaso.

– Galvanite;

– Tinta acrílica em várias cores;

– Pincéis;

– Pedrinhas, pastilhas ou o que a sua criatividade mandar. Neste trabalho, foram usadas pastilhas que restaram da reforma de um banheiro;

– Stencil de acetado, com formas de flores ou folhas, encontrado em lojas de artesanato. Mas você pode aproveitar aquelas radiografias antigas, recortando os formatos desejados.

– Verniz em spray.

 

Passo 1:

 

Retire o rótulo das latas e aplique uma camada de Galvanite. Como o aço não é poroso, é necessário aplicar o galvanite como primer, facilitando a fixação da tinta. Deixe secar bem.

Passo 2:

Passe duas camadas de tinta acrílica em toda a superfície da lata. Esta cor será a de fundo. Deixe secar bem.

 

Passo 3:

 

Aplique o Loctite Hybrid Adesivo Universal nas pastilhas;

 

 Passo 4:

Fixe as pastilhas na parte superior e inferior da lata de aço e deixe secar. Importante fixar a pastilha na parte inferior com distância de onde será colocada a sobretampa que funcionará como pratinho;

 

 Passo 5: 

Com a ajuda do stencil, comece a decorar as latas com tinta acrílica em cores variadas. Depois que a tinta estiver bem seca, aplique uma camada de verniz em spray, para dar acabamento e impermeabilizar. Encaixe a tampinha de plástico no fundo da lata. Ela servirá como pratinho, retendo a umidade.

 

Pronto!

 

Agora basta plantar as sementes, mudas ou usar a lata como cachepô para mudas compradas em supermercados e casas de jardinagem.

Se preferir plantar semente ou mudas diretamente na lata, faça um furo no fundo, para a drenagem da água de rega. Dentro da lata coloque uma camada de argila expandida. Cubra com uma manta de drenagem e preencha o restante com terra de boa qualidade. Aí é só plantar as sementes ou mudinhas.

 

Vamos lá! Vamos cultivar nossas hortas e contribuir para uma vida mais saudável!

Meu abraços a todos e ótimo feriado!

Sofia Jucon