Começou mais uma FLIP e empresas associam a importância da literatura com educação socioambiental

 

Bom dia pessoal,

 

Eu amo literatura e, por isso, um dos meus sonhos – e da minha irmã Caroline – é participar de uma edição completa da FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty. Enquanto isso não acontece, curto o evento via on line mesmo e hoje fiquei muito satisfeita de ver que o viés socioambiental está sendo um dos motes de algumas empresas durante o evento. É o caso da Colgate-Palmolive que lançou um  concurso para crianças de escolas públicas de Paraty com o nome do programa “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante”. Além de apoiar a Festa Literária Internacional de Paraty, a Colgate premiará jovens e suas escolas, como incentivo para a educação e à saúde. Bela iniciativa e que serve de exemplo para muitas outras empresas seguirem também.

 

Vejam a notícia:

A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) contará com o apoio do programa “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante”, da Colgate-Palmolive. O projeto consiste em incentivar as crianças a terem bons hábitos de higiene bucal e reforçar a importância desses cuidados para a autoestima, como alicerce para o sucesso. A companhia convocou crianças das escolas públicas da cidade de Paraty para participarem do concurso, separadas em duas categorias por idade – 7 a 11 e 12 a 14 – que terá como prêmios vale-livros e computadores.

Para os alunos de menor faixa etária, o tema trabalhado é “Vamos salvar o mundo da cárie”, no qual as crianças devem elaborar colagens criativas. Já os alunos mais velhos irão desenhar quadrinhos com a abordagem: “Como um sorriso bonito e saudável pode fazer a diferença para o seu futuro”. As duas crianças autoras das melhores artes serão premiadas com um computador e com 500 reais para serem gastos em livros. Além disso, suas escolas receberão 6 computadores cada uma e toda estrutura para uma sala de informática completa para ser desfrutada pelos demais estudantes. Também como parte do prêmio, será doado às bibliotecas das escolas um acervo com os livros dos autores convidados para participar da Flipinha em 2012.

“Além de facilitar o acesso e disseminar a importância da higiene e da saúde bucal com o programa “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante”,  a Colgate busca apoiar projetos que proporcionem e incentivem práticas que levem as crianças a terem um futuro melhor, como é o propósito da Festa Literária Internacional de Paraty”, afirma a Dra. Patrícia Bella Costa, dentista responsável pelos programas de educação para saúde da Colgate-Palmolive.

Os ganhadores serão anunciados na tarde do último dia da feira, na tenda da Flipinha, que ocorre entre os dias 04 e 08 de julho, em Paraty. Nos três primeiros dias de festa, os estudantes das escolas poderão desfrutar de debates, shows, exposições, oficinas e exibições de filmes, entre outras atividades, além do espaço Colgate. No espaço da Colgate, as crianças poderão aprender cuidados com a higiene pessoal e bucal sob a orientação de profissionais especializados, e ganharão kits com produtos para que a criança aprenda a escovar os dentes nos “escovódromos”. As crianças também ganharão exemplares dos livros “Será que o Dr. Dentuço e sua turma conseguirão salvar o planeta Terra?”, título que visa conscientizar o público infantil sobre sustentabilidade.

Programa “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante”

 

Com a missão de promover a saúde do corpo e a saúde bucal, elevar a autoestima das crianças e estabelecer os alicerces para um futuro mais brilhante, o programa também reúne governos, profissionais de odontologia, escolas e grupos comunitários, por meio de parcerias colaborativas.

O programa está dentre as iniciativas de maior alcance e mais bem-sucedidas em prol da saúde bucal infantil no mundo, sendo reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO).

Desde a sua criação, o “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante” levou o conhecimento sobre a saúde bucal e exames odontológicos preventivos para mais de 500 milhões de crianças, em mais de 80 países. A iniciativa chegou ao Brasil em 1995 e já atendeu mais de 50 milhões de crianças, em 27 estados.

 

Mais informações sobre o Sorriso Saudável, Futuro Brilhante:

http://www.colgate.com.br/app/Colgate/BR/Corp/CommunityPrograms/SorrisoSaudavelFuturoBrilhante.cvsp