Ecochic Day promove Felicidade Interna Bruta e outros deleites….

Não estarei em São Paulo neste dia… snif, snif, snif… mas, pra quem estiver e curte esse tipo de lazer, é um programão!

Tendo como tema o FIB – Felicidade Interna Bruta – nova edição do Movimento Ecochic Day acontece no dia 23 de junho com programação durante todo o dia

No sábado, dia 23 de junho, a partir das 12 horas, acontece mais uma edição do Movimento que vem sacudindo a cidade, fazendo com que as pessoas repensem suas atitudes e fomentando soluções da cultura sustentável e da economia criativa, o Ecochic Day. Esta edição traz importantes novidades ao Movimento, uma delas é o tema proposto, o FIB – Felicidade Interna Bruta.

O termo foi criado pelo rei do Butão, Jigme Singye Wangchuck, em 1972, em resposta às críticas que diziam que a economia do seu País crescia miseravelmente. Com essa criação, o rei firmou o compromisso de construir uma economia adaptada à cultura do País e baseada nos valores espirituais e humanos locais. A intenção sempre foi de que o FIB pudesse direcionar, de forma humanizada, o futuro da nação.
Inspirado por ele, o Movimento Ecochic Day lança o seu próprio FIB, propondo alguns índices para que brasileiros possam medir e encontrar a felicidade, como consumir apenas o necessário, zelar pelas tradições culturais e dedicar tempo a quem se ama, entre outros.

Também acontecerá neste sábado (dia 23 de junho) a participação da designer e escritora Elisa Stecca, com uma sessão de autógrafos de seu livro “Hoje é o Dia Mais Feliz da Sua Vida” e uma conversa super rica e interessante com a economista especialista em economia criativa e da cultura, Ana Carla Fonseca Cainha.

“Em todas as edições queremos trazer a participação de pessoas realizadoras e engajadas nas propostas do Movimento e é isso que temos feito desde o lançamento este ano, quando contamos com a presença do estilista Ronaldo Fraga”, conta Mônica Horta, idealizadora e promotora do Movimento Ecochic Day.

O tecelão artista Alexandre Heberte realizará a Mostra “Nós”, que são ensaios têxteis, frutos de suas experiências com a produção de tecidos para o estilista João Pimenta, e de suas pesquisas com reaproveitamento de materiais.

A chef Morena Leite participará da ação Ecochic Day Gourmet, lançando o prato “Felicidade”, especialmente para o Movimento. Essa criação poderá ser conferida em seu restaurante Santinho, localizado no Instituto Tomie Ohtake.

Outra ação interessante que acontecerá pela primeira vez nesta edição foi batizada de “Árvores Urbanas”. É um mapeamento físico e virtual pelas árvores próximas aos locais na Vila, onde irão acontecer ações do Movimento Ecochic Day. Essas árvores serão identificadas, e sinalizadas em um mapa virtual, que ficará disponível no blog do Movimento e no blog Árvores Vivas (www.arvoresvivas.com.br), parceira da ação. Essas mesmas árvores poderão fazer parte de um “passeio verde”, um roteiro sugerido junto ao mapa no blog, pois cada uma estará fisicamente sinalizada com tags contendo suas informações específicas. Inclusive essas tags poderão ser levadas pelos visitantes durante todo o dia.

(Todas as atividades do Movimento são gratuitas, com exceção do Ecochic Day Gourmet).

Confira abaixo a programação completa do Movimento Ecochic Day

12h Ecochic Day Gourmet – Lançamento do prato “Felicidade”, pela chef Morena Leite

Local: Restaurante Santinho – Instituto Tomie Othake – Av. Faria Lima, 201

13h Abertura da mostra “Nós” – ensaios têxteis de Alexandre Heberte
Local: 2Ases – Rua Mourato Coelho, 487

14h (às 18h) Encontro de customização – leve a sua peça de roupa e ganhe uma impressão em xilogravura nela.

Local: Xilo Shirt – Rua Cardeal Arcoverde, 1787

15h Flash Mob: o que vc está fazendo hj pra ser mais feliz?

Local: Novelaria – Rua Mourato Coelho, 678
16h Sessão de autógrafos do livro “Hoje é o dia mais feliz da sua vida”, da designer e escritora Elisa Stecca

Local: Studio SP – Rua Inácio Pereira da Rocha, 170

17h  Palestra com a economista, especialista em economia criativa e economia da cultura, Ana Carla Fonseca Cainha

Local: Studio SP – Rua Inácio Pereira da Rocha, 170

(Ações paralelas/complementares)

Mapeamento e roteiro Árvores urbanas:
Local:  www.movimentoecochicday.com

Instalação “Raízes da felicidade”, da cenógrafa Lad

Local: Chapelaria Du E-holic – Rua Fradique Coutinho, 1399