Em tempos de Rio+20 jornalistas, especializados na temática ambiental, aproveitam para contribuir com informações importantes

A Rio+20 está causando uma ferveção no mercado. Estou recebendo inúmeros releases de publicações e profissionais que estão aproveitando a oportunidade para fazer links com o tema.

Agora mesmo acabei de receber a notícia de que a Sônia Bridi e o André Trigueiro, jornalistas da Globo que vêm se dedicando às pautas ambientais, estão lançando livros que discutem os rumos do planeta

Antecipando-se aos temas da conferência Rio+20, os repórteres especiais colocam nos livros Diário do Clima e Mundo Sustentável 2 suas experiências na cobertura de reportagens sobre o meio ambiente

Vinte anos depois de sediar a mais bem-sucedida conferência internacional sobre o meio ambiente, o Rio de Janeiro volta a abrigar, esta semana, líderes mundiais e especialistas ambientais para discutir uma nova agenda sustentável que paute as decisões do planeta pelos próximos anos.

Entre os assuntos que deverão ser tratados entre os dias 13 e 22 de junho, durante a Rio+20, estão temas como a preservação das águas, dos oceanos e florestas, a segurança alimentar dos povos, o investimento em tecnologias e combustíveis menos poluentes, e medidas necessárias e praticáveis para se implantar uma economia verde apesar da crise econômica que compromete os orçamentos dos países mais ricos do planeta.
Antecipando-se à Rio+20, os jornalistas Sônia Bridi e André Trigueiro debatem essas questões nos livros Diário do Clima e Mundo Sustentável 2, respectivamente, lançamentos da Globo Livros.

Sônia Bridi, correspondente internacional da TV Globo e repórter especial do Fantástico, decidiu percorrer o mundo ao lado de seu marido, o repórter cinematográfico Paulo Zero, em busca de evidências das mudanças climáticas que o planeta vem sofrendo, em grande parte, graças à ação humana. O resultado foi a série Terra, que tempo é esse?, veiculada no Fantástico em 2010 e agora transformada no livro Diário do Clima, que reúne os bastidores dessa experiência, informações detalhadas sobre a situação em vários países e entrevistas com autoridades mundiais no assunto da preservação ambiental. A publicação será lançada no próximo dia 16 (terça-feira), no Rio de Janeiro, na livraria Argumento (unidade Leblon), a partir das 19h.

Trigueiro, um apaixonado quando o assunto é a preservação ambiental, foi várias vezes premiado pelas matérias em que destacou o desenvolvimento sustentável ao longo dos últimos 16 anos, durante os quais trabalhou como repórter e âncora do Jornal das 10, na Globo News. Este ano, tornou-se repórter especial do Jornal Nacional e colunista do Jornal da Globo, tratando o tema com exclusividade em suas reportagens. Em Mundo sustentável 2, Trigueiro reúne algumas de suas muitas matérias sobre temas como poluição, reaproveitamento de materiais, consumo responsável, uso e investimento em novas fontes energéticas, além de contar com a opinião de convidados especiais, como nos textos do escritor indígena Marcos Terena e do  diretor presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Abreu.

Os autores

Sônia Bridi nasceu em Caçador (SC). É formada em jornalismo pela UFSC. Desde 1991, é repórter da Rede Globo. Foi correspondente internacional da emissora em Londres, Nova York, Paris e Pequim, quando, juntamente com Paulo Zero, foi responsável pela implantação da emissora no Oriente. Hoje é repórter especial do Fantástico. É autora do livro Laowai: histórias de uma repórter brasileira na China.

Jornalista várias vezes premiado por sua obra ligada à sustentabilidade, o autor André Trigueiro foi apresentador e repórter do Jornal das Dez, da Globo News, de 1996 a 2012. É editor-chefe do programa Cidades e Soluções, além de comentarista da Rádio CBN e criador do site www.mundosustentavel.com.br. Em 2012, passou também a atuar como repórter especial do Jornal Nacional e colunista do Jornal da Globo, ambos da Rede Globo. Além de jornalista, é professor universitário e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC/RJ.