A Rio+20 está chegando… é hora de ampliar a consciência ambiental pra valer!

Olá pessoas!

 

Primeiro quero desejar a todas as mulheres um feliz Dia da Mulher, que para mim é todo dia, mas hoje é especial, então vamos comemorar, pois merecemos. E aproveito para lembrar que os homens ainda não tem o seu dia, mas são tão importantes para o equilíbrio do universo, quanto nós, então meus parabéns para eles também!

Gente, tenho recebido inúmeros releases sobre a Rio+20, que acontece em junho deste ano, no Rio de Janeiro. Estamos num momento efervescente, com muita coisa ruim, mas também boas acontecendo, afinal, são nos momentos de tristezas e enfrentamento de desafios que temos a oportunidade de crescer e acredito que tudo o que estamos vivendo em termos ambientais agora é parte de um grande aprendizado, mesmo que pela dor em alguns casos,  infelizmente.

Em comparação com a Eco´92, os preparativos para a Rio+20 também estão bombando, diriam os mais otimistas. Isso é ótimo, mas temos que prestar atenção a um pormenor importante, o mundo de hoje não é mais o mundo daquela época. Passamos por mudanças e transformações, algumas irreversíveis em termos de conduta e comportamento, e temos que considerar isso em qualquer proposta ou planejamento. Hoje o consumismo desenfreado e a vontade de ter, ter e ter, prevalece sumariamente. Claro, que viver numa sociedade melhor economicamente falando é muito bom, mas isso não significa que temos que consumir os recursos naturais até a última gota, literalmente. Como esse mês comemoramos o Dia Mundial da Água também, considero importante que reflitamos sobre o nosso compromisso com a Mãe Natureza, que tudo nos dá e provê. Que a Rio+20 seja um encontro no qual tenhamos a oportunidade de ampliarmos a nossa consciência ambiental e passarmos a sermos mais proativos em nosso dia a dia para nosso próprio bem-estar e de nosso pares futuramente.

 

Aproveito para informar um evento bem legal que a Umapaz irá realizar sobre o assunto:

 

II Ciclo de Palestras – Rio+20 Sampa

 

Em junho deste ano o nosso país será o anfitrião da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável – Rio + 20. Este evento promete ser o “mais importante encontro global sobre desenvolvimento sustentável do nosso tempo”, conforme afirmou o secretário geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.   

Nesse sentido, a UMAPAZ realiza, nos dias 13, 15 e 20 de março, o segundo ciclo de palestras com ambientalistas e técnicos da área socioambiental colocando em pauta importantes temas que serão abordados na Conferência. A participação é aberta a todos.

 

O principal tema de debates da conferência Rio+20 será a “transição para uma economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza”. A ONU está estudando este tema desde 2008, quando o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) lançou a Iniciativa Economia Verde para apresentar evidências convincentes que poderiam dar suporte a um plano global de transição para uma economia verde – dominada por investimentos e consumo de bens e serviços de promoção ambiental.

O principal documento a ser debatido nestes dias da conferência já está disponível para leitura com o título “O futuro que queremos”. Trata-se de um documento de 19 páginas e 128 parágrafos exortando a todos os dirigentes políticos do mundo a trabalharem em conjunto na “busca de um futuro próspero, seguro e sustentável” para todos os povos e para o planeta. Neste sentido sugerimos a leitura antecipada do mesmo para que possamos tornar mais fértil o encontro http://www.rio20.info/2012/wp-content/uploads/2012/01/esbo%C3%A7o-zero.pdf.

Os interessados poderão se inscrever para participar das palestras que desejarem. Será concedido Certificado de Participação. As inscrições devem ser feitas até 11 de março, preenchendo a ficha abaixo e enviado para o e-mail: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

 

Programação de Palestras:

 

Ciclo de Palestras Rio+20 Sampa

 

– Dia 13 de março das 9h – 3ª feira

Encontro: Produção Mais Limpa, Mudanças Climáticas e Governança para Sustentabilidade

Tema: A 11ª Conferência Municipal Produção Mais Limpa, que será realizada, em 8 de abril, no Memorial da América Latina, focalizará Mudanças Climáticas e Governança para Sustentabilidade rumo à Rio+20. Como está sendo essa preparação e o que esperar de seus resultados?

Palestrante: Dr. Gilberto Natalini, Presidente da Comissão Extraordinária Permanente do Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo, promotor da Conferência.

 

– Dia 15 de março das 14h – 5ª feira

Debate: “O FUTURO QUE QUEREMOS”

Tema: O principal tema de debates da conferência Rio +20 será a “transição para uma economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza”. O documento preliminar da conferência, já disponível para leitura (http://www.rio20.info/2012/wp-content/uploads/2012/01/esbo%C3%A7o-zero.pdf) , tem o título  “O futuro que queremos”. Seu conteúdo será o foco desse debate. Venha preparado.

Coordenação: Dr Valério Igor Victorino, sociólogo.

 

 

– Dia 20 de março das 9h30 – 3ª feira

Apresentação e debate: Agenda 21 em São Paulo – a experiência da região Leste

Tema: A Agenda 21 foi um dos principais produtos da Conferência Internacional Rio 92. O que aconteceu desde então? Como a Agenda 21 aportou em São Paulo, vista pela experiência da Região Leste. Quais os resultados e perspectivas?

Palestrante: Dra. Cintia Okamura, Socióloga, pesquisadora e educadora ambiental. Desenvolve ações de apoio às 56 Agências Ambientais da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) envolvendo licenciamento ambiental, fiscalização, interface com a população, participação, educação ambiental, atendimento às demandas da Ouvidoria, entre outros.

 

Serviço:

II Ciclo de Palestras – Rio+20 Sampa

Dias: 13, 15 e 20 de março de 2012

Local: UMAPAZ – Av. IV Centenário, 1268 – Portão 7A – Parque Ibirapuera

Inscrições: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

Informações: 11 5572-1004 

Imprensa: 11 6413-6098