Níver de Sampa… muita comemoração com mote para a sustentabilidade

No aniversário de São Paulo, paulistanos poderão trocar óleo de cozinha usado por sabão biodegradável

 

Na próxima quarta-feira, 25 de janeiro, feriado municipal comemorativo ao 458º aniversário de São Paulo, os paulistanos poderão presentear a cidade com um gesto muito simples, mas que faz toda a diferença: trocar o óleo de cozinha usado por sabão biodegradável. A troca poderá ser feita no posto móvel do programa Soya Recicla, que será montado no Parque da Juventude, na zona norte da capital, durante a 5ª edição do evento Planeta no Parque.

 

O descarte do óleo de cozinha usado na rede de esgoto não é uma prática recomendada e pode causar problemas por entupimento e impactos indesejáveis ao meio ambiente. “O mais apropriado é descartar o óleo de cozinha usado junto ao lixo orgânico ou encaminhá-lo para reciclagem. Essa é uma atitude simples, mas que depende da mudança de hábito das pessoas”, alerta Adalgiso Telles, diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Bunge Brasil.

 

Para disseminar a importância dessa atitude e contribuir para o descarte adequado e o reaproveitamento dos óleos vegetais de uso doméstico, a Bunge Brasil, em parceria com o Instituto Triangulo, criou o programa Soya Recicla. Por meio desse programa, nos últimos cinco anos, mais de 700 mil litros de óleo vegetal usado foram convertidos em sabão biodegradável ou biodiesel, criando um ciclo de sustentabilidade.

 

Para o aproveitamento total do óleo usado, a orientação é que o produto a ser entregue no posto de coleta seja acondicionado em embalagem limpa, preferencialmente de plástico (tipo garrafa PET, com tampa de rosca), bem fechada para evitar vazamentos. “Para quantidades superiores a um litro, faremos a troca por sabão biodegradável. Mas, qualquer quantidade é bem-vinda! A ação individual e a consciência de uma atitude sustentável já são de grande valor”, reforça Telles.

 

Atualmente, o programa Soya Recicla conta com cerca de mil postos fixos de coleta espalhados por São Paulo, formando uma das maiores redes de coleta voluntária do setor. Para os interessados em fazer dessa ação uma prática constante de sustentabilidade, mesmo após o feriado de aniversário da cidade, o site do Instituto Triângulo traz informações completas sobre como se engajar e se beneficiar com a reciclagem, além da lista dos postos de coleta distribuídos por São Paulo. Basta acessar http://www.triangulo.org.br e começar a participar.

 

No Parque da Juventude, além do posto de troca de óleo por sabão, a Bunge apresentará também uma linha do tempo, em formato de painel, que retrata a participação da agricultura no desenvolvimento de tecnologias geradoras de energia, e que vêm contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas ao longo da história.

 

Sobre o evento – Planeta no Parque 2012

Em sua quinta edição consecutiva, o Planeta no Parque desse ano tem como tema “Energia para todos”. A programação, divertida e inspiradora, é preparada para aproximar o grande público dos principais temas de sustentabilidade.

 

Entre as atrações estão programadas caminhada monitoradas, teatro, orquestra, aulas de Ioga, entre outras. A partir das 18h, haverá show aberto ao público, com a banda Paralamas do Sucesso. A organização do evento espera a visita de mais de 8 mil pessoas ao longo dia. A entrada é gratuita.

 

Serviço:

Planeta no Parque 2012

Data: 25/01/12 – horário: das 10h às 19h30m

Local: Parque da Juventude

Av. Cruzeiro do Sul, 2.630 – Santana – São Paulo (próximo à estação Carandiru do metrô)