Aquecimento global

Até a Nasa está se empenhando para nos ajudar a reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Acabei de receber essa notícia do site da CicloVivo.

 

Nasa propõe 14 medidas para reduzir o aquecimento global

Postado em 16/01/2012 às 10h15

Segundo os cientistas, compensa investir nas medidas propostas, pois os custos poderiam ser maiores em saúde pública e agricultura l Foto: Nasa

 

A Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) desenvolveu um estudo que propõe maneiras de reduzir o aquecimento global. O trabalho indica 14 medidas que o planeta deve adotar para amenizar as intensas mudanças climáticas.

De acordo com o estudo, uma ação que conseguisse combater a emissão do gás metano e a poluição por fuligem acarretaria na redução do aquecimento global de 2,2ºC para 1,7ºC em 2050. Além disso, poderiam ser evitadas mortes por doenças respiratórias e o cenário aumentaria a produtividade agrícola.

O estudo da Nasa foi publicado na revista “Science”. Segundo os cientistas, compensa investir nas medidas propostas, pois os custos poderiam ser maiores em saúde pública e agricultura. Entre as propostas estão incluídas a substituição de fornos a carvão e controle do vazamento de metano em poços de petróleo.

Os estudiosos acreditam que o combate ao gás metano ajudaria os produtores rurais, pois estimula o surgimento de ozônio em baixas altitudes, o que prejudica a respiração das plantas. “As colheitas seriam o fator do qual países como o Brasil mais se beneficiariam”, disse o líder do trabalho, Drew Shindell, da Nasa, à Folha de S Paulo. “Em países como China e Índia, o principal benefício seria na saúde pública, porque o problema de poluição por fuligem é muito maior lá”, completa.

Segundo os cálculos dos estudiosos, a produção mundial de alimentos poderia aumentar de 30 milhões a 130 milhões de toneladas, caso o ozônio derivado da poluição fosse reduzido indiretamente devido o combate ao metano.

Apesar deste ser o gás-estufa mais forte ele  não é o mais abundante. A fuligem também contribui para a mudança climática, principalmente, quando se acumula sobre a neve e o gelo, pois atrapalha a capacidade da água congelada refletir radiação para fora da Terra.

O estudo ainda adverte que apesar de focarem nestes dois poluentes, as emissões de carbono devem sim ser reduzidas, o mais rápido possível. “Se adiarmos mais o acordo do clima, mesmo acabando com todo o metano e a fuligem, veríamos um enorme aumento no aquecimento, causado só pelo CO2, na segunda metade do século.”

Saiba quais são as 14 propostas da Nasa:

CONTRA O METANO

1. Estender técnicas que evitam o vazamento de gás em minas de carvão.

2. Eliminar as perdas e queimar o gás que hoje escapa de poços de petróleo.

3. Reduzir vazamentos em gasodutos.

4. Separar o lixo biodegradável para reciclagem, compostagem e uso da biomassa.

5. Aprimorar o tratamento de esgoto para capturar o metano que escapa das estações.

6. Controlar emissões da pecuária usando um tratamento especial para o esterco.

7. Arejar as plantações de arroz para reduzir as emissões em plataformas alagadas.

CONTRA A FULIGEM

1. Substituir a frota de veículos muito antigos que emitem poluição demais.

2. Instalar filtros especiais nos veículos a diesel.

3. Banir a queima de resíduos de agricultura ao ar livre.

4. Substituir fornos a lenha por fornos a gás ou combustíveis de queima limpa.

5. Levar aos países pobres a tecnologia de fornos por queima de biogás.

6. Substituir tijolos de barro por vigas verticais ou por tijolos de fornos mais eficientes.

7. Substituir fornos a queima de coque (subproduto do carvão) por fornos mais eficientes.

Com informações da Folha.

Redação CicloVivo