Amanhã, dia 19/10, vou compor a banca de avaliação dos TCCs da Faculdade de Tecnologia Ambiental, do Senai Mário Amato, em SBC

O Professor Fernando Codelo, que foi meu orientador no trabalho de conclusão de curso da pós-graduação em Gestão Ambiental – virou um grande amigo e é uma das pessoas que mais admiro na área de Meio Ambiente no país – mais uma vez me convidou para participar da banca de avaliação dos TCCs dos alunos que se formam esse ano na Faculdade SENAI de Tecnologia Ambiental, do SENAI Mário Amato,em São Bernardodo Campo, SP.

Aceitei com todo gosto, pois é muito gratificante ver alunos engajados e com mil e uma ideias que possam ser implementadas para ajudar na conservação do nosso tão amado planeta.

Os trabalhos fazem parte da 6º SETEPAM – Semana de Tecnologia, Pesquisa e Ações Ambientais, desenvolvidos pelos alunos egressos da instituição, e agora chamados de Tecnólogos em Processos Ambientais. O evento acontece entre os dias 18 e 20 de outubro.

Conforme o professor Codelo, serão apresentados seis trabalhos e defendidos de acordo com critérios previamente estabelecidos pela Faculdade SENAI de Tecnologia Ambiental.

No dia 18 de outubro ocorrerão Palestras Técnicas – Serão realizadas duas palestras técnicas voltadas para a área ambiental, a ser desenvolvidas por profissionais da indústria.

No dia 19 de outubro será a vez da Banca de Avaliação das Monografias – Apresentação das seis monografias, sendo três desenvolvidas pelos egressos do primeiro semestre de 2010 e as outras três pelos egressos do primeiro semestre de 2011. É esta banca que vou compor como jornalista especializada em Meio Ambiente e representando a revista Meio Ambiente Industrial.

E no dia 20 de outubro será realizada uma Mesa Redonda para discutir o “O papel do Tecnólogo em Processos Ambientais na busca da sustentabilidade, para à indústria neste novo milênio.”

O professor Fernando Codelo Nascimento, responsável pela disciplina de Projetos Ambientas da Faculdade e coordenador do evento declara que a SETEPAM é um momento ímpar para alunos, docentes, e também para os membros da sociedade que militam nas áreas ambiental, industrial e no terceiro setor, por possibilitar a troca de experiências e ser um centro de aprendizagem.

Codelo ressalta a importância de um evento desse porte. “Esta atividade representa a possibilidade de mostrar para a comunidade soluções ambientais e tecnológicas de prevenção e de contribuição para o desenvolvimento sustentável”, informa. Para o professor, o evento é, inclusive, uma das formas de alavancar a nova carreira profissional de Tecnologia em Processos Ambientais, ao manter os alunos em contato com membros das diferentes representações da sociedade.

A entrada para os eventos é gratuita e serão realizados no Auditório Técnico da Faculdade SENAI de Tecnologia Ambiental, na Avenida José Odorizzi, 1555, em São Bernardo do Campo, no horário das 19h00 até às 22h30min.

Também estarão minhas grandes amigas Neiva do Vale e Cleide Soares, que estudaram comigo na pós-graduação e foram convidados pelo Prof. Codelo para participarem do evento.

Depois eu conto como foram as apresentações e qual foi o grande trabalho da noite!

Abs

Sofia