Mês do Consumo Sustentável – veja onde estão os pontos de coleta de lixo eletrônico

 

Para incentivar a população a participar da campanha “Mês do Consumo Sustentável” o Ministério do Meio Ambiente, em parceria com diversas empresas e entidades, desenvolveu o hotsite “ A Gente Recicla” –www.agenterecicla.com.br. O site traz informações sobre onde o consumidor pode levar para a reciclagem seus eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos antigos.

Os postos de coleta estão instalados nas áreas livres dos mezaninos das seguintes estações do Metrô: Tucuruvi (SP) na Linha 1 Azul, Carioca (RJ), Eldorado (BH) e Galeria (DF). Até o dia 26 de outubro, das 6h às 18h, os postos de coleta receberão TVs, monitores, computadores, acessórios, notebooks, videocassetes, aparelhos de som, câmeras fotográficas, filmadoras, telefones, celulares, eletrodomésticos, cabos, fitas, CDs e DVDs.

Descartar o lixo eletrônico adequadamente é um dos papeis do consumidor consciente

Segundo o MMA, anualmente são consumidos mais de 120 milhões de eletroeletrônicos no país. Pelo menos 500 milhões de produtos encontram-se sem uso na casa dos brasileiros, que não sabem como descartar corretamente esses aparelhos. Destes produtos, vão vazar elementos como mercúrio, chumbo, fósforo e cádmio, que irão contaminar o ar ou os lençois subterrâneos, responsáveis por mais de 90% da água que bebemos.

O papel do consumidor é o de disseminar o conceito e a prática do consumo sustentável, fazendo com que pequenos gestos realizados por um grande número de pessoas promovam grandes transformações. O conceito pode ser praticado no dia a dia por meio de gestos simples que levem em conta os impactos da compra, uso ou descarte de produtos ou serviços, ou pela escolha das empresas da qual comprar, em função de seu compromisso com o desenvolvimento socioambiental.