Um Teto para Meu País: famílias carentes conquistam moradia sustentável

Eu nunca tinha ouvido falar da ONG “Um Teto para Meu País” até minha sobrinha, Ester, contar que estava fazendo um trabalho voluntário junto com eles. Ela ficou muito entusiasmada com a proposta e efetivamente solidária à causa, tanto que pediu minha ajuda, como jornalista, para divulgar a iniciativa e fez uma campanha na escola onde estuda para angariar apoio.

Um Teto para meu País (UTPMP) é uma organização latino-americana que nasceu no Chile, em 1997. Em 2001, UTPMP começou sua expansão, reforçada com o apoio do Fundo Multilateral de Investimentos (FUMIN) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Hoje a organização já está presente em 19 países.

Todos os dias, milhares de voluntários universitários e jovens profissionais de todo o continente trabalham junto às famílias de assentamentos irregulares e favelas para melhorar sua qualidade de vida a partir da construção de casas de emergência e programas de habilitação social.

No Brasil já são mais de 4 mil voluntários mobilizados e 679 moradias construídas. A meta é chegar a mil moradias construídas até dezembro de 2011.

Estudantes voluntários contribuem para melhorar a vida de dezenas de famílias no Brasil

Segundo minha sobrinha, foi muito gratificante trabalhar um final de semana inteiro ajudando na construção de casas para famílias carentes, principalmente, pelo grande cunho social que o projeto tem e a comoção que causa em todos os envolvidos ao ver as famílias felizes e agradecidas por conseguirem uma moradia melhor e mais confortável. O interessante da proposta, ao meu ver, é a forma de trabalhar o conceito sustentável junto a essas famílias e o interesse crescente do setor empresarial em apoiar o projeto.

O que eu estou achando muito legal é que diversas empresas estão apoiando a ONG de alguma forma. É o exemplo da Levi’s®, que seguindo sua busca – e incentivo – por jovens pioneiros de todo o mundo, está lançando um desafio na internet para reunir 40 jovens dispostos a serem parceiros da marca nesse esforço de tornar o mundo um lugar melhor. Esse é o espírito da Levi’s® e sua campanha mundial “Go Forth”.

 A partir de hoje,   a campanha “Construa seu Legado”, criada pela agência Widen+Kennedy, mostra o  vídeo feito especialmente para essa ação no canal da marca no Youtube, no Facebook e no site, convidando os internautas a participarem de um desafio social que tem a ONG “Um Teto Para Meu País” como parceira.

Os 40 primeiros internautas inscritos deverão se unir aos voluntários da ONG para realizar a construção de 4 casas na comunidade de Tonato, em Carapicuiba, na Grande São Paulo, nos dias 15 e 16 de outubro.

Os participantes deverão preencher a ficha, concordar com os termos propostos e se unir aos coordenadores da ONG para ajudar a erguer as moradias de madeira. Cada 10 participantes, sob orientação de um profissional da área de construção civil e membro da ONG, serão responsáveis pela construção de uma casa. Saco de dormir, martelo e jeans são algumas ferramentas de trabalho que os voluntários Levi’s® deverão levar para a execução da tarefa.

Como recompensa, os participantes Levi’s® que completarem o desafio ganharão um kit com o ingresso do  Planeta Terra e um vale camiseta oficial do festival, que deverá ser retirada na loja Levi’s® do evento que acontece no dia 05 de novembro, no Playcenter, em São Paulo.

Mauricio Busin, Diretor de Marketing da Levi’s® America Latina explica que a marca tem utilizado a força da internet e das redes sociais para mostrar o trabalho de pessoas do mundo inteiro que estão fazendo a diferença com projetos pioneiros e humanitários. “Uma das ações de nossa campanha mundial é conhecer de perto o trabalho dessas pessoas, apresentá-lo ao mundo e utilizar a mobilização digital para que os fãs da Levi’s® ajudem, se inspirem e indiquem novos pioneiros que precisem do apoio da marca. Temos visto trabalhos que são verdadeiros exemplos de que é possível deixar um legado para as futuras gerações”, diz Busin.

Quer fazer a diferença e mostrar seu espírito “Go Forth”? Una-se à Levi’s® e à ONG “Um Teto Para Meu País” nesse projeto e ajude moradores da comunidade Tonato, de Carapicuiba, na Grande São Paulo. Sua participação no Planeta Terra será especial e inesquecível.

Confira o vídeo sobre o desafio no  www.youtube.com/user/liveunbuttonedbrasil

Saiba mais sobre o trabalho da ONG no site http://umtetoparameupais.org.br/