Mais opções para descarte de lixo eletrônico

Não sabe o que fazer com as pilhas, baterias, celulares, aparelhos de TV, DVD´s, etc, que você não usa mais e estão amontoados em sua casa?

Se você mora em São Paulo, agora tem mais opções de locais para entregar esses equipamentos, se livrar do e-lixo (lixo eletrônico) e ajudar o meio ambiente.

A Abrelpe – Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais e o Grupo Pão de Açúcar fecharam uma parceria para a implantação de pontos permanentes e ações itinerantes de logística reversa de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos. Trata-se da primeira ação desse tipo envolvendo uma grande rede de varejo do país, depois da vigência da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que determina a estruturação de sistemas de logística reversa para diversos produtos.

A iniciativa entrou em operação sábado, dia 1º, com a instalação de quatro postos fixos nas lojas Extra Anhanguera, Itaim, Morumbi e Anchieta, em São Paulo.

A ação iniciada agora também contemplará a instalação, até 2014, de pontos de coleta de e-lixo, nas lojas localizadas nas cidades-sede da Copa do Mundo, período que deverá registrar aumento da demanda por substituição de aparelhos de TV, DVD’s, rádios e outros equipamentos eletrônicos. A estimativa é disponibilizar mais de 20 pontos fixos e realizar mensalmente diversas ações itinerantes em todo o país até o ano do evento esportivo.

Inicialmente, além dos quatro pontos implantados neste primeiro final de semana, o cronograma estabelecido para o mês de outubro compreenderá a implantação de outros pontos permanentes fora da capital e a realização de ações itinerantes nas cidades de São Paulo, Paulínia e na região do ABC. Posteriormente, serão estabelecidos outros cronogramas para a instalação de novos pontos fixos e móveis em outras regiões da cidade e do País.

A iniciativa que será agora estruturada contemplará a logística reversa dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos, incluindo televisores, videocassetes, dvd’s, computadores, celulares, impressoras, câmeras digitais, mp3 players, dentre outros. “Estamos preparados para recolher e dar destino adequado para todos os equipamentos eletroeletrônicos entregues pelos cidadãos”, ressalta Carlos Silva Filho, diretor executivo da Abrelpe, que até agora, nas várias ações pontuais realizadas pela entidade, já recolheu mais de 40 toneladas de resíduo eletrônico, que, ao serem encaminhadas para processos licenciados de desmontagem e posteriormente recicladas, deixaram de causar impactos no meio ambiente.

A assessoria de imprensa da Abrelpe é a G.P. Comunicação.

Clara Costa – clara@gpcom.com.br

Regina Tostes – reginatostes@gpcom.com.br

Margarete Storto

Giovanna Picillo

Fone (11) 3129-5158

www.gpcom.com.br