“Devemos ser a mudança que queremos ver no mundo”…a grande lição de Gandhi é mote para iniciativa socioambiental

Mude o Mundo: Comece por Você! inicia ações em São Paulo

Projeto sem fins lucrativos vai agitar o Parque da Independência com atividades gratuitas que envolvam sustentabilidade, inclusão social, cultura e cidadania.

Sábado, 23 de junho, a partir das 11h, o Parque da Independência será palco para o lançamento do movimento Mude o Mundo: Comece por Você!. Neste dia, por mais de seis horas, serão realizadas diversas atividades gratuitas, como oficinas, palestras e música ao ar livre. Encabeçado pelos educadores Grace Skakjo, Tatiana Ribeiro e Thiago Arruda, com a ajuda de mais 20 voluntários, o Mude o Mundo: Comece por Você! tem como objetivo espalhar a sua mensagem nos principais espaços públicos de São Paulo até setembro. Já no domingo, 24, aulas de desenvolvimento pessoal e um bate-papo sobre Atitudes e Desenvolvimento serão coordenados por Rafael Ramos no Parque PET, no bairro do Anália Franco.

Serão 108 intervenções que visam conscientizar e educar as pessoas de que é possível construir uma sociedade melhor, e que isso depende de pequenas atitudes que fazem a diferença. “A nossa ideia é espalhar a mensagem da importância de cada individuo para a construção de um mundo melhor. E para isto, qualquer pessoa pode colaborar ativamente na produção e realização do nosso movimento”, conta Thiago Arruda.

Dentre as ações gratuitas programadas para a estreia, o público terá a chance de fazer aulas de aprimoramento físico que, através de técnicas corporais incentivam à força muscular, flexibilidade articular, além da reeducação respiratória. Fora isso, será possível assistir e participar do encontro de grupos que praticam o slackline, esporte de equilíbrio e malabares.

Na área das artes, quem estiver no Parque da Independência vai admirar algumas intervenções criadas ao vivo pelo designer Rage Art e os grafiteiros Crânio e Ronah com mensagens e ilustrações sobre sustentabilidade e cidadania. Além da exposição ao ar livre, oficinas de estêncil, a arte de aplicar desenhos em qualquer superfície, e aulas de como criar um telhado verde estarão gratuitamente a disposição do público. Quanto a temas que envolvam sustentabilidade e preservação, os visitantes terão informações sobre as ações que o Greenpeace e o Divers for Shark tem realizado pelo Brasil.

Fora as ações físicas, artísticas e sustentáveis, o Mude o Mundo: Comece por Você! apresenta o músico Guizado que, com seu trompete  acompanhado do baterista M. Takara, mostrará o projeto Guizado Selvagem, com músicas eletrônicas e experimentais. Para completar a festa, o Parque da Independência se transformará em pista de dança ao som dos DJs Johnny Cruz, da produtora de eventos Voyage INC., Lenny e suas batidas de jazz e soul, Victor Rizzo, que faz parte do coletivo Salada Cartel, além do repertório eletrônico da DJ Vanessa Porto.

Com o apoio do Ministério da Cultura, da Sabesp, além do investimento de outras instituições e a forte presença de artistas e educadores engajados, o “Mude o Mundo: Comece por Você!” espera, com esta festa, mobilizar um grande número de pessoas, que terão a chance de participar de inúmeras atividades espalhadas por todo o Parque da Independência, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, e expandir essas ações por outros espaços coletivos. “Queremos atingir diversas classes sociais, inclusive as menos favorecidas”, explica Tatiana Ribeiro.

O Mude o Mundo: Comece por Você! esteve presente, também, na Virada Sustentável, onde promoveu atividades físicas no Parque do Ibirapuera. Além disso, seus idealizadores circularam pela SPFW disseminando a mensagem do projeto:

www.facebook.com/comeceporvoce.

O movimento já conta com o engajamento de pessoas como a cantora Pitty, a apresentadora Renata Simões, e o músico Guizado.

Confira: http://www.youtube.com/watch?v=o4T52xeftVw&feature=youtu.be.

Para mais informações sobre a programação desta estreia e outras atividades acesse:

www.mudeomundocomeceporvoce.org


Mude o mundo: Comece por Você!

Local: Parque da Independência
Endereço: Avenida Nazareth, s/n
Horário: 11h às 19h30
Entrada: Gratuita